Escola, docência e narrativas de ressignificação, Podcast n. 5 – Questões de pesquisa

Escola, docência e narrativas de significação foram aqui abordados neste Podcast 5 como elementos estruturadores de um diálogo permanente entre o espaço escolar e a sociedade. Para isso, trouxemos para discussão o resultado geral do Projeto guarda-chuva “Educadoras baianas”, que por quatro anos abrigou pesquisas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Crítica (UNEB – Alagoinhas).
O referido projeto teve o objetivo de investigar como a educação recebida na família, no convívio social e, em especial, na escola, ajudou na constituição da trajetória de vida de mulheres que se destacaram como educadoras, nos seus fazeres pedagógicos, no transcorrer do século XX, com ênfase para suas identidades de gênero elaboradas nos contextos onde viveram.
Desse projeto matriz, coordenado pela Profa. Dra. Maria de Fátima Berenice da Cruz, nasceu mais dois projetos, a saber o de Márcio Conceição Santos “Narrativas de uma professora quilombola” que objetiva mostrar, através da narrativa autobiográfica de uma professora negra quilombola do Quilombo de Buri-Pedrão/BA, de que forma as representações sociais são construídas e ressignificadas na perspectiva do ser e do fazer docente.
E para observar o outro lado de fala, surge o projeto de Heitor Gomes com as “Narrativas de crianças” que oportunizou as formas de expressão dos sujeitos em situação peculiar de desenvolvimento. Com este intento, estabeleceu-se como técnica principal a escuta sensível e a entrevista narrativa e como recurso a fotografia, o vídeo e a interpretação dos registros audiovisuais pelas próprias crianças que colaboraram e foram tematizadas neste estudo.
Assim, os estudantes, os professores da Educação Básica e os pesquisadores docentes e discente, em geral, poderão ter acesso a questões decisivas tematizadas aqui nesse Podcast n. 5.

Alagoinhas, 18 de dezembro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *